A Confederação Nacional da Indústria (CNI) homenageia no próximo dia 31, na sede da entidade, em Brasília, 18 empresas brasileiras com o Prêmio CNI 2006. Neste ano, as empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul obtiveram os maiores destaques. Só o Paraná teve quatro empresas premiadas: Electrolux do Brasil, Entran Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos, Bioacess Tecnologia e Klabin.

continua após a publicidade

No total, foram classificadas sete companhias do Sul do país, três da região Norte, três do Nordeste, três da região Sudeste e duas do Centro-Oeste. O objetivo do maior prêmio nacional na área empresarial é estimular e reconhecer as boas práticas empresariais que contribuem para o avanço do setor industrial do país.

Concorrem ao prêmio as micro, pequenas, médias e grandes empresas nas seguintes categorias: inovação, qualidade e produtividade;  desenvolvimento sustentável e design.

Empresas do Paraná

continua após a publicidade

Na modalidade Micro e Pequena Indústria, a empresa paranaense vencedora é a Entran Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos. A fábrica criou um sistema que combate os processos corrosivos das fundações de torres de linhas de transmissão. Entre as vantagens do equipamento, está o uso de energia da linha de transmissão e redução de custos de manutenção.

Na categoria Design, modalidade Grande e Média Indústria, o destaque ficou com a Electrolux do Brasil: A unidade da empresa no Paraná concorre ao prêmio com o design de refrigeradores de uma porta e de lavadoras de roupas. A empresa está no Brasil desde 1926, onde tem seis unidades, localizadas em Curitiba, São Carlos e Manaus e que abastecem o mercado nacional.

continua após a publicidade

Já na modalidade Micro e Pequena Indústria, o Paraná se destacou com a empresa Bioacess Tecnologia em Biometria. A empresa fabrica equipamentos de identificação biométrica nos segmentos de controle de acesso de automação residencial e identificação individual.

Finalmente, na categoria Desenvolvimento Sustentável, modalidade Grande e Média Indústria, o Paraná ganha com o prêmio através da Klabin. A unidade do município de Telêmaco Borba exerce atividades de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na região. Entre as ações, está a preservação da biodiversidade, promoção da educação ambiental, o desenvolvimento de tecnologias limpas, formação de líderes e promoção do fomento florestal na região.