Um guia completo de empresas do setor de turismo, o Portal de Hospedagem, estará à disposição do público na Internet, a partir de janeiro de 2006. O projeto foi elaborado pelo Sebrae Nacional em parceria com o Ministério do Turismo e com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). Os empreendedores gaúchos interessados em integrar o banco de dados virtual poderão manter contato com as unidades do Sebrae no Rio Grande do Sul, que oferecerão orientações sobre a habilitação necessária para participar do programa. Outras informações podem ser obtidas no site www.portaldehospedagem.com.br .

continua após a publicidade

De acordo com o coordenador setorial de turismo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Cássio Falkembach, existem oito unidades do Sebrae no Estado, sediadas nas cidades de Ijuí, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e São Leopoldo. Ele acrescenta que o site promoverá os empreendimentos de todo o Brasil que possuírem a regulamentação necessária para desenvolver suas atividades.

?Ser uma empresa formalizada e com cadastro no Ministério do Turismo são critérios indispensáveis para participar da listagem e estas informações serão esclarecidas aos empresários gaúchos?, declara Cássio.

Segundo ele, os profissionais do Sebrae no Rio Grande do Sul realizarão um diagnóstico dos empreendimentos atendidos pela instituição que poderão integrar o portal. ?Serão realizados contatos com os proprietários das empresas, explicando os benefícios da ferramenta. Também deverão ser repassadas orientações sobre como os empreendimentos poderão se tornar aptos a ingressar no guia?, observa.

continua após a publicidade

Hotéis, pousadas, albergues e outros estabelecimentos poderão ter espaço no portal, e os interessados em providenciar seu cadastro deverão acessar o site www.cadastro.turismo.gov.br . A inclusão de dados é totalmente gratuita e até as empresas que não são cadastradas no Ministério do Turismo poderão integrar o sistema, durante 90 dias. Após este prazo, se não forem cadastradas, serão excluídas do banco de dados.

A ferramenta virtual permitirá que brasileiros e estrangeiros tenham acesso a ambientes de pesquisa, fotografias e informações sobre opções de hospedagem, além de outras alternativas. O Portal de Hospedagem tem como objetivo promover empreendimentos de micro e pequeno porte do setor de turismo, auxiliando na divulgação dos seus serviços e estimulando o crescimento da economia, através do incentivo ao desenvolvimento do segmento, que tem grande potencial de expansão.

continua após a publicidade