A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o aumento de 7,99% nas ligações locais entre telefones fixos e móveis, as ligações chamadas tecnicamente de VC-1 (Valores de Comunicação 1). Embora a data para entrar em vigor não esteja definida, a previsão é de que as tarifas sejam reajustadas a partir do final da próxima semana.
Antes de ocorrer, o aumento vai ser homologado na reunião do Conselho Diretor da Anatel na próxima terça-feira (12). Essa autorização é necessária para autorizar o reajuste pelas operadoras de telefonia. É preciso ainda que as operadoras entrem em acordo quanto à tarifa de interconexão (conhecida como VU-M). Essa tarifa corresponde a um valor que as operadoras de telefonia fixa cobram das móveis pela utilização de suas redes.
Caso o acordo não ocorra até a próxima semana, a Anatel deve arbitrar e definir o valor. Para o reajuste chegar ao consumidor será publicado no Diário Oficial e anunciado pelas operadoras em jornal de grande circulação.
O reajuste estava previsto para fevereiro, quando o último aumento, de 6,99%, completou um ano. Apesar do atraso, a Anatel informa que não haverá cobrança retroativa. O aumento pedido pelas operadoras era de 9,71%.
Os contratos firmados entre elas e a Anatel prevêem que o reajuste seja calculado pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), que fechou em 12,14% entre os meses de dezembro de 2003 e 2004.