As exportações curitibanas aumentaram 58,39% entre 2003 e 2004, mais do que as exportações paranaenses que, no mesmo período, tiveram um incremento de 31,36%. Uma pesquisa realizada pela Curitiba S.A., empresa responsável por promover a economia da Grande Curitiba, mostra que em 2003 as empresas exportadoras instaladas na capital movimentaram pouco mais de US$ 829,5 milhões, valor que um ano depois chegou a quase US$ 1,314 bilhão.
Eduardo Marques Dias, responsável pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Curitiba S.A., diz que esse crescimento é resultado da maturação de projetos de investimento e da maior agressividade das empresas no comércio exterior.
Curitiba possui 396 empresas que vendem seus produtos no mercado internacional. Destas, cinco foram responsáveis por 65,64% das exportações da capital em 2004, enquanto as outras 391 responderam por 34,36% das exportações.
Bosch, Volvo, Case New Holland, Siemens, instaladas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e a Global Fiber Trading, localizada no Portão, são as empresas instaladas em Curitiba que mais exportam. No ranking das 40 maiores exportadoras paranaenses, a Bosch – que produz sistemas de injeção para motores a diesel – e a Volvo – que fabrica caminhões, chassi de ônibus, motor e caixa de câmbio para os dois produtos – por exemplo, ocupam a 8.ª e 9.ª colocações.
Já a Case New Holland, que produz máquinas agrícolas e implementos, é a 12.ª colocada no ranking paranaense; a Siemens, que fabrica centrais telefônicas, a 14.ª; e a Global Fiber Trading, que consolida madeira de pequenos produtores, a 33.ª colocada.
Juntas, as cinco maiores empresas curitibanas foram responsáveis em 2004 por 13,73% das vendas feitas pelas 40 maiores exportadoras do Paraná. Só a Bosch teve uma participação de 4,13% e a Volvo 3,30%.
Em 2004 a Bosch, Volvo, Case New Holland, Siemens e Global Fiber Trading movimentaram US$ 862,4 milhões, 104% a mais do que o valor exportado por todas as empresas no ano anterior. Europa, Estados Unidos e Mercosul são os principais compradores das mercadorias produzidas em Curitiba.
Curitiba Exporta – O bom desempenho das empresas curitibanas se deve à qualidade dos produtos com padrão internacional, interesse e capacidade dos empresários.
Para aumentar o número de empresas exportadoras na cidade, a Curitiba S.A. possui o programa Curitiba Exporta, que capacita principalmente micro e pequenos empresários que desejam entrar no mercado internacional.
O programa é desenvolvido por meio de palestras que irão acontecer até o final do ano, nas regionais do Boqueirão e Boa Vista, e um ciclo de palestras no Memorial da Cidade. O programa que é dividido em três módulos, tem como parceiros várias entidades de classe, bancos de fomento e empresas.