A partir desta quinta-feira, os exportadores brasileiros irão contar com novas regras para exportar. Em vez de cumprir uma série de exigências burocráticas, as empresas terão facilidades na hora de vender suas mercadorias para o exterior. Uma das medidas que irão diminuir a burocracia para quem vende ao mercado internacional é a consolidação de 54 portarias da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em um único documento de apenas 23 páginas, chamado de Portaria Consolidada de Exportação.
Além disso, o Ministério do Desenvolvimento, revogou 29 portarias para simplificar o comércio. O governo decidiu ainda cancelar a obrigatoriedade da autorização prévia para 200 produtos, que estarão listadas na página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento. “Isso já é o início de uma nova proposta de melhora das exportações”, disse o ministro Luiz Fernando Furlan confirmando que o país pode continuar atingido metas de aumento das exportações e do superávit comercial.
O setor produtivo recebeu com otimismo as medidas. “É a primeira vez que o governo toma uma iniciativa como esta. Já é um avanço e tanto”, disse o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Moreira.
Empresas brasileiras terão maior facilidade para exportar
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade