Rio de Janeiro – Empresas aéreas que tiveram atrasos em seus vôos nas últimas semanas terão que justificar os prejuízos causados aos passageiros no Procon do Rio de Janeiro. A determinação é do secretário estadual de Justiça e Defesa do Consumidor, José Fernandes, em uma notificação enviada nesta terça-feira (7) para as companhias.
Segundo o secretário, a medida foi tomada tendo em vista o grande número de reclamações que já tem chegado ao Procon. Fernandes disse ainda que as empresas terão até sexta-feira (10) para encaminhar um relatório ao Procon apresentando as medidas que serão adotadas em relação aos atrasos.
?É evidente que houve um prejuízo dos passageiros. Diante disso, enviamos uma notificação para que as empresas explicassem o porquê dos atrasos e quais providências serão tomadas para ressarcir os consumidores que venham a pedir indenização?, disse o secretário.
De acordo com ele, as empresas que não enviarem seus relatórios até sexta-feira poderão ser autuadas por desrespeito à notificação do Procon. Os consumidores que se sentirem lesados pelos atrasos das empresas aéreas devem procurar um posto do Procon, levando o bilhete de passagem e as notas fiscais das despesas causadas pela espera.