Rio de Janeiro – Os presidentes da Petrobras, Braskem e Grupo Ultra vão explicar a compra da Ipiranga na quarta-feira (28), em audiência pública na Câmara dos Deputados. Vão atender a um requerimento da Comissão de Minas e Energia da Câmara, feito na semana passada.
As três empresas efetuaram a compra na segunda-feira da semana passada, num negócio que envolve cerca de R$ 4 bilhões e todos os ativos do grupo, incluindo a rede de postos, a distribuidora e a companhia Ipiranga.
Mas a aquisição foi questionada por causa de informações privilegiadas que teriam vazado antes de o negócio ser fechado, causando valorização das ações da Ipiranga.
Neste fim de semana, a Petrobras informou que formou uma comissão interna para apurar os fatos divulgados, na última sexta-feira, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por suposta ocorrência de ?negociações com ações do Grupo Ipiranga com indícios de informação privilegiada feitas por funcionário de nível de gerência de uma das empresas adquirentes?.
Segundo sua assessoria de imprensa, a Petrobras não falará sobre a investigação antes da conclusão dos trabalhos da comissão. A empresa também não confirmou o envolvimento de um executivo de nível de gerência da empresa no vazamento das informações. Mas também não negou.