Rio de Janeiro – As federações das indústrias dos estados de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan), junto com a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, vão apresentar nesta sexta-feira (9) aos presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva uma carta de reivindicações. No comunicado conjunto, as entidades sugerem  uma agenda ?mais ambiciosa? na relação bilateral.

continua após a publicidade

As entidades querem um tratamento diferenciado nos produtos que envolvem o comércio entre Estados Unidos e Brasil. A negociação envolveria, segundo as associações, os modelos usados entre Estados Unidos e países como Índia e China.

As entidades querem que Brasil e Estados Unidos tenham relancem as negociações comerciais preferenciais entre as duas nações, visando um maior acesso aos mercados de bens e serviços, além do fomento aos investimentos, à competitividade e à inovação, incluindo a proteção à propriedade intelectual. O objetivo é  facilitar a conclusão da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Nessa agenda, estaria priorizada ainda a questão dos biocombustíveis, envolvendo a criação de um programa de cooperação em pesquisa e desenvolvimento nas fases agrícola e industrial, e também um acordo para evitar a bitributação.

continua após a publicidade