O Sebrae no Paraná, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Movimento Paraná Competitivo, Grupo Gerdau e parceiros realizam nesta terça-feira, dia 5, o Seminário Gestão para as Micro e Pequenas Empresas. A idéia é apresentar as boas práticas de gestão de empresas paranaenses que foram vencedoras do Prêmio Sucesso Empresarial, em 2006, e também apresentar um modelo de gestão para pequenos negócios. Cerca de 150 empresários são esperados para o Seminário, que acontece no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), às 19h30.

continua após a publicidade

O Prêmio, dirigido aos empresários de micro e pequenas empresas paranaenses, nos setores de comércio, turismo, serviços e agroindústria, foi criado com o objetivo de dar destaque às iniciativas empreendedoras, que demonstrem competitividade, criatividade, dinamismo e liderança e atuem nas áreas da responsabilidade social e gestão do design. A iniciativa reconhece os esforços das micro e pequenas empresas na aplicação de tecnologias e métodos de gestão, que podem servir de exemplo a outras empresas paranaenses.

Segundo o consultor do Sebrae no Paraná, Gelson Philippsen, o Seminário será uma importante oportunidade para os empresários conhecerem quais são os benefícios que a participação no Prêmio promove. "As empresas que se inscrevem têm uma boa ferramenta de gestão, pois é necessário responder um questionário, isso faz com que o empresário olhe para a sua empresa. Esse olhar permite que o empresário possa identificar fatores e fazer alguns questionamentos, que vão ajudar na implantação de várias melhorias gerenciais na empresa."

O consultor também destaca que além das empresas terem a oportunidade de realizar esse diagnóstico, ainda podem ser reconhecidas como empresas referências e conquistando o Prêmio Sucesso Empresarial pelas boas práticas de gestão aplicadas, ponto importante para o posicionamento das empresas no mercado.

continua após a publicidade

Durante o Seminário, três empresas, uma de Curitiba, vencedora da etapa estadual do Prêmio, e duas empresas de Cascavel, finalistas da edição local do Prêmio Sucesso Empresarial, vão relatar como foi a experiência de realizar essa auto-avaliação na empresa, tendo a oportunidade de identificar pontos falhos, promover mudanças e potencializar ações que aprimorem a gestão do negócio e com isso aumentar a competitividade de suas empresas.

Para a gerente do escritório regional do Sebrae em Cascavel, Beatriz Bertoglio, a participação no Prêmio é uma maneira do empresário fazer uma análise de quanto a sua empresa está competitiva frente ao mercado. ?O questionário resulta em um diagnóstico que abre um caminho para melhorar o que está errado. As empresas selecionadas recebem um técnico que fará uma consultoria gratuita. O Prêmio é só uma conseqüência?, ressalta Beatriz.

continua após a publicidade

Experiência

O empresário Evandro Kostycz, sócio-proprietário de uma microempresa de ferramentas automotivas, em Cascavel, foi um dos vencedores da etapa do Prêmio Sucesso Empresarial, etapa local. O empresário destaca que o levantamento de dados para o preenchimento do questionário foi fundamental porque ele pode olhar para dentro da empresa. ?Fizemos uma análise das informações com os técnicos do Prêmio, com isso ganhamos uma consultoria muito importante?. Evandro ainda ressalta que a premiação acabou sendo um incentivo para a equipe de trabalho. ?Temos 15 funcionários que agora com o Prêmio estão mais motivados?.

O consultor do Sebrae em Cascavel, Emerson Durso, também ressalta a importância do questionário. ?Com esse levantamento das informações o empresário pode detectar se há erros na gestão da empresa e até ganhar o Prêmio. Essas empresas vencedoras acabam se tornado exemplo de boas práticas de gestão a outras empresas?, salienta Durso.

Resultados

Em 2006 concorreram 572 empresas de 61 cidades do Paraná, o que representa um crescimento de 39% em relação à edição 2005 do Prêmio. Na fase de pré-classificação, 50 empresas foram visitadas pelas equipes de avaliadores, num total de 85 pessoas que realizaram um trabalho voluntário. Foram 17 finalistas de nove municípios – Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Maripá, Pato Branco, Santa Helena e Umuarama. O grande destaque da edição de 2006 do concurso ficou por conta da cidade de Pato Branco que classificou empresas na etapa final.

As empresas finalistas do Prêmio Sucesso Empresarial são definidas por meio de um levantamento que considerou a pontuação alcançada, os resultados financeiros e os indicadores de saúde empresarial. A pontuação é determinada pela capacidade de gestão e pelo grau de competitividade das organizações empresariais. A análise técnica segue os critérios de excelência adotados pela Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (FNQ): liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos resultados.

O Prêmio é aberto a todas as organizações que apresentem os seguintes requisitos: ter pelo menos um ano fiscal completo; não ter sido vencedora do Prêmio Sucesso Empresarial em 2004 e 2005; ter faturamento anual de até dois milhões e quatrocentos mil reais; domicílio fiscal no Paraná; comprovar regularidade fiscal e estatutária e enquadramento em suas respectivas categorias, de acordo com o número de funcionários. Interessados em obter informações e inscrições no Prêmio Sucesso Empresarial podem acessar o site, www.premiosucesso.com.br.

O Prêmio Sucesso Empresarial é uma realização do IBQP, Movimento Paraná Competitivo, Sebrae no Paraná e Grupo Gerdau, com o apoio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Movimento Brasil Competitivo, Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Em Cascavel conta ainda com a parceria da ACIC e do Sicoob.

O Seminário Gestão para as Micro e Pequenas Empresas acontece na terça-feira, dia 5, às 19h30, no auditório da ACIC, Avenida Toledo, 247.