Empresários dos principais pólos produtivos do Paraná reúnem-se em Curitiba de quarta a quinta-feira (12 e 13) no 1º Encontro dos APLs do Paraná. Os representantes dos 12 Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado poderão trocar experiências e conhecer os resultados obtidos. O encontro é organizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) e Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), com realização da Rede APL Paraná. O evento será aberto pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, às 19 horas de quarta-feira, no Cietep.
De acordo com a coordenadora da área de APLs do Sistema Fiep, Cristiane Stainsack, a iniciativa é importante para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento da Rede APL Paraná. ?Queremos promover relacionamento e contato entre os APLs, entre as instituições (federais e estaduais) e estabelecer alianças estratégicas, além de elaborar propostas para a formulação de políticas públicas?, diz. O trabalho de apoio aos APLs no Paraná é feito em conjunto pelo Sistema Fiep, Governo do Paraná, BRDE e Sebrae.
Os participantes poderão conhecer o trabalho dos APLs do Estado por meio dos painéis e estandes. Um deles é o APL de Móveis de Arapongas, maior pólo moveleiro do Brasil, considerando apenas o mercado interno. No Brasil, a venda dos móveis produzidos no APL está bem consolidada, e no exterior, os produtos encontram mercado na América do Sul, América Latina e Emirados Árabes. Outro caso é o do APL de Cal e Calcário da Região Metropolitana de Curitiba que recebeu, em junho de 2005, R$ 500 mil do Ministério da Ciência e Tecnologia para a execução de projetos estruturais do APL, como o estudo do mercado e criação do centro de informações do cal e calcário.
O 1º Encontro dos APLs do Paraná acontece dias 12 e 13 de julho, no Centro de Eventos do Sistema Fiep (Cietep), em Curitiba. A programação completa e as inscrições para o evento, que são gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ielpr.org.br.