Empresários brasileiros e portugueses estiveram reunidos hoje, em Curitiba, num encontro na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), discutindo o ?Cenário Brasileiro e Internacional – Tendências e Projeções?. O evento foi promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio do Sul do Brasil, com apoio da ISAE/Fundação Getúlio Vargas.
O evento teve como principal objetivo criar uma sinergia entre os empresários e representantes de entidades dos dois países. Isso se faz necessário, segundo comenta o presidente da Câmara Portuguesa, Carlos Afonso Infante da Câmara Teixeira, porque existe um relacionamento comercial muito forte entre Brasil e Portugal. De acordo com Teixeira, nos últimos oito anos, Portugal investiu R$ 9,3 bilhões no Brasil, se tornando o sexto maior investidor estrangeiro no País. Esses recursos foram direcionados para vários setores, mas principalmente na linha industrial automobilística e de móveis.
O novo filão de investimentos, aposta Carlos Teixeira, será o turismo. ?Portugal está entre os nove países que mais visitam o Brasil?, comenta. O Brasil também possui fortes ligações comerciais com Portugal, afirma o presidente da Câmara Portuguesa, com um grande volume de exportações. Segundo ele, o país é para o Brasil uma porta de entrada para a Europa, o que acaba beneficiando as duas economias.
continua após a publicidade

continua após a publicidade