Empresário envolvido no escândalo do apito será ouvido na CPI dos Bingos

Brasília (AE) – A CPI dos Bingos convocou hoje para depor o empresário Nagib Fayad, o Gibão, envolvido no chamado "escândalo do apito". O requerimento foi apresentado pelo senador governista Tião Viana (PT-AC). Mas a CPI rejeitou outro requerimento de Viana para que fosse convocado o juiz de futebol Edilson Pereira de Carvalho, pivô do mesmo escândalo. Não foi marcada ainda a data do depoimento de Gibão.

Na decisão pela rejeição pesou o argumento do líder do Minoria, senador José Jorge (PFL-PE), de que o juiz Edilson é réu confesso, e que o caso está muito bem encaminhado na Justiça. Edilson confessou à Polícia Federal que Gibão o comprava para mudar resultados de partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol. "Como o juiz é réu confesso, querer investigar isso agora é fazer uma manobra diversionista", afirmou José Jorge.

Para os partidos de oposição, ao tentar levar o caso do "escândalo do apito" para a CPI, o governo estaria desviando o foco das investigações, hoje voltadas para o Palácio do Planalto.

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) foi o primeiro a se insurgir contra os requerimentos de convocação dos envolvidos com o "escândalo do apito". "O governo quer pôr sobre a CPI os milhões de olhos dos torcedores, o que para ele será vantajoso, pois vai mudar os rumos da investigação", disse ACM.

O senador Tião Viana justificou seu pedido com o argumento de que cabe à CPI dos Bingos investigar a roubalheira no futebol brasileiro. "Essas apostas que motivaram a manipulação dos resultados são feitas em casas de bingo. Então, temos de analisar esse material aqui", afirmou Tião Viana.

O relator da CPI, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que primeiro vai requerer à Polícia Federal e ao Ministério Público os depoimentos do árbitro Edilson Pereira de Carvalho e de outros envolvidos no escândalo, para ver quais são as explicações que eles deram. "Primeiro quero analisar tudo o que houve", disse Garibaldi.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo