Presente em Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua, a CabCorp é engarrafadora da Pepsi na região, empresa com a qual a Ambev já tem parcerias.
‘CabCorp e AmBev acreditam que a celebração do acordo possibilitará combinar as melhores práticas da AmBev em produção, marketing e vendas de cerveja com a eficiência da rede de distribuição e know-how local da CabCorp, criando um forte competidor local’, diz a cervejaria brasileira em comunicado enviado ontem à noite para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
De acordo com a Ambev, a joint venture permitirá o ‘acesso rápido e de baixo risco’ da empresa à região e fortalecerá a CabCorp.
A Ambev já havia informado, no início de setembro, que estava estudando o acordo com a CabCorp.
Reajuste – A partir desta sexta-feira a Ambev vai reajustar os preços de seus produtos em 10% para repassar a elevação do dólar. Será o primeiro desde outubro do ano passado. Em 2001, a alta foi de 12%.
O aumento não será uniforme por região e por produto e levará alguns dias para ser percebido pelo consumidor porque o varejo ainda tem estoques com preços antigos, informou a Ambev por meio da assessoria de imprensa.
De acordo com a cervejaria, os repasses foram segurados até agora porque a empresa adotou, no início do ano, mecanismos de hedge contra a variação cambial. No entanto, como parte dessas operações venceu e o dólar subiu mais do que o esperado, o aumento tornou-se inevitável. A Ambev tem 43% dos custos de produção atrelados à moeda americana.
O tamanho do reajuste superou o índice que havia sido projetado pelo analista do CSFB Adriano Seabra, de 8,5% em média.
Em relatório, o analista disse acreditar que a cervejaria demorou demais para fazer o realinhamento de preços. Para ele, a alta deveria ter acontecido em outubro, antes da temporada de calor. Seabra prevê um novo reajuste em março, depois do Carnaval. (Valor Online)