O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, recebeu a visita do grupo francês Veolia, nesta sexta-feira. O grupo mostrou interesse em acelerar a implementação do convênio de cooperação técnica entre as duas empresas. “A intenção também é restabelecer uma via de diálogo sobre as questões operacionais dos sistemas de água e de esgoto”, afirmou Olivier Orsini.
Orsini preside a Proactiva, empresa do grupo Veolia para os assuntos de água e de esgoto na América Latina, e, durante a reunião, estava acompanhado do diretor Marlik Bentabet, e de Martin Masola, que representa a empresa no Conselho de Administração da Sanepar. A Veolia integra o Consórcio Dominó, acionista minoritário da Sanepar.
Orsini quis conhecer, de forma detalhada, como os franceses podem contribuir para a melhoria do desempenho técnico e operacional da Sanepar e mostrou-se interessado em conhecer os resultados sociais obtidos pela Tarifa Social.
Stênio afirmou que “a experiência de 150 anos da Veolia no setor de saneamento poderá ser repassada à Sanepar”. Ainda em novembro, deve ser apresentada a proposta de trabalho que prevê a realização de diagnósticos operacionais, parceria em pesquisa, participação no plano de treinamento da Sanepar e o treinamento de funcionários da Sanepar na França.
Para Stênio, a visita foi “muito importante”, porque as duas empresas, que são do ramo de saneamento, podem atuar em parceria. “A Veolia pode contribuir para o cumprimento das metas de cobertura em água e em esgoto, e ainda melhorar a eficiência da companhia paranaense”, disse. Também participaram da reunião, o diretor administrativo da Sanepar, Heitor Wallace de Mello e Silva e o diretor de Operações, Pierre-Yves Mourgue.