A Cavo, empresa responsável pela gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos de Curitiba, alerta a população para uma prática ilícita que vem ocorrendo em algumas regiões da cidade. Nesta época do ano, muitas famílias se solidarizam e resolvem presentear também os trabalhadores que prestam um serviço diário e essencial em suas casas ? os coletores. Aproveitando-se da boa índole dessas famílias, pessoas mal-intencionadas estão se fazendo passar por colaboradores da Cavo para solicitar doações de Natal aos cidadãos.

continua após a publicidade

Para combater essa prática, a empresa trabalha em duas ações dirigidas ? uma com orientação direta aos colaboradores e outra com o apelo à população. Os colaboradores são orientados pela Cavo a não pedir qualquer contribuição às pessoas, seja em dinheiro ou em qualquer outra espécie. ?Às famílias que desejam presentear os colaboradores por vontade própria, aconselhamos a aguardar o momento da coleta, em que o trabalhador está acompanhado pelo caminhão e por todos os demais integrantes da equipe. Desta forma, o cidadão poderá ter certeza de presentear um trabalhador da empresa?, ensina o supervisor de operações da Cavo, Ricardo Cortez de Souza.

Como a coleta segue um horário programado, as pessoas estão acostumadas a ver e ouvir o caminhão passando aproximadamente à mesma hora, todos os dias. ?Assim, é fácil saber o momento certo de levar uma contribuição espontânea para a equipe?, completa Souza.

Ele solicita também que, em caso de doações, sejam evitadas as bebidas alcoólicas, para que não haja incentivo ao consumo durante o expediente de trabalho, ou mesmo fora dele.

continua após a publicidade