O emprego industrial registrou estabilidade em novembro de 2004 em comparação ao mês anterior. O resultado da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, referente a novembro do ano passado, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em outubro, a pesquisa tinha apontado um recuo de 0,2% após expansão nos cinco meses anteriores. No entanto, se comparado a novembro de 2003, houve crescimento de 4,2%. No acumulado do ano, até o mesmo período de 2004, o emprego industrial apresentou variação de 1,7% e nos 12 meses houve elevação de 1,4%.
Ainda na comparação com novembro de 2003, em 13 dos 14 locais pesquisados houve contratação de mais pessoas do que as que foram demitidas. O destaque ficou para São Paulo, que apresentou elevação em 11 setores, ente eles máquinas e equipamentos, variando 25,7%, e alimentos e bebidas com crescimento de 12,4%.
As regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram alta de 8,1%. Lá o maior impacto foi no setor de alimentos e bebidas – com crescimento de 13,8% – o mais forte entre os 12 setores que registraram o maior número de pessoas ocupadas.
Já o Rio Grande do Sul apresentou queda no emprego de 0,7%. A região teve reduções em oito segmentos pesquisados, incluindo o de calçados e couro, com 8,1%, o principal resultado negativo.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)