O número de trabalhadores com carteiras assinadas cresceu 0,35% em agosto em relação a julho, segundo dados do Ministério do Trabalho. Isso significa que as contratações no mercado formal superaram as demissões em 79.772 pontos de trabalho.

No acumulado do ano, houve geração de 677.912 novas ocupações na comparação com o estoque registrado em dezembro de 2002. O aumento foi de 3,04%. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho.

Na comparação com agosto do ano passado, o desempenho foi praticamente o mesmo. No mesmo mês de 2002, o crescimento das vagas formais foi de 0,36%. De acordo com o ministério, o resultado de agosto foi determinado pela expansão em quase todos os setores. A agricultura, entretanto, apresentou perda de 11 mil postos de trabalho por causa da entressafra no Centro-Sul.

Os destaques na contratação ficaram por conta do setor de serviços, com a criação de 41 mil vagas (0,46%), e do comércio, que gerou 25 mil oportunidades de trabalho (0,52%). A indústria de transformação cresceu 0,36%, com o saldo de 19.089 novas ocupações formais. (Com informações do Correio Web)

continua após a publicidade

continua após a publicidade