Sem desperdícios

Um dos maiores projetos de gastronomia do mundo, Gastromotiva tem chef curitibano

Projeto tem restaurante no RJ e reúne vários chefs premiados (Foto: Angelo Dal Bo/Divulgação).

Empreender - Tribuna Co-idealizador de um dos maiores projetos de gastronomia do mundo, o Gastromotiva, o chef curitibano David Hertz foi duplamente homenageado nesta semana no Rio de Janeiro com o título de “Homem do Ano” em Gastronomia da revista GQ Brasil e com o título de “Carioca do Ano”, da Veja Rio. Hertz é um dos grandes nomes da gastronomia social em todo o mundo. Ele é Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, já falou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é Senior Fellow do TED Global.

Hertz é curitibano e recebeu homenagens pelo trabalho realizado junto ao Gastromotiva (Foto: Angelo Dal Bo/Divulgação).
Hertz é curitibano e recebeu homenagens pelo trabalho realizado junto ao Gastromotiva (Foto: Angelo Dal Bo/Divulgação).

Um dos impulsionadores da gastronomia social no mundo todo, o chef também é fundador da Gastromotiva, projeto que visa a transformação social por meio da gastronomia. Há 10 anos o projeto capacita jovens de baixa renda em cursos profissionalizantes na área e os insere no mercado de trabalho, com o apoio de restaurantes e empresas que acreditam na causa.

A Gastromotiva já formou mais de 2,5 mil alunos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e na Cidade do México. Além disso, o projeto dá suporte ao desenvolvimento de negócios sociais ligados à comida em comunidades carentes, através do curso Empreenda.

 Refettorio Gastromotiva 

Outra iniciativa do chef com repercussão mundial, é o Refettorio Gastromotiva, lançado durante os Jogos Olímpicos, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro e fundado junto com um dos maiores nomes da gastronomia mundial, o chef Massimo Bottura. O espaço funciona como um restaurante-escola, onde chefs convidados e jovens talentos da Gastromotiva cozinham com ingredientes doados que seriam desperdiçados, mas em perfeito estado de consumo. Diariamente são servidos jantares gratuitos para a população em vulnerabilidade social.

Além de Hertz e Bottura, também faz parte do projeto a jornalista Ale Forbes. A ideia do projeto é gerar reflexão sobre o desperdício de alimentos, a má alimentação e a exclusão social. O trabalho é feito em parceria com chefs, artistas, indivíduos e organizações que compartilham dos mesmos propósitos.

Restaurante serve refeições e ensina gastronomia para moradores carentes (Foto: Angelo Dal Bo/Divulgação).
Restaurante serve refeições e ensina gastronomia para moradores carentes (Foto: Angelo Dal Bo/Divulgação).

 

Em Curitiba o movimento chegou em setembro deste ano, com a abertura da primeira turma de capacitação de jovens em gastronomia, que se formou na última quarta-feira. David Hertz vem à capital paranaense para a formatura dos alunos e para angariar parceiros para a formação de novas turmas em 2017.

O restaurante

Para realizar o sonho de colocar o projeto de pé, Vik Muniz, responsável pela curadoria artística, irmãos Campana e Maneco Quinderé se volutariaram para desenvolver cenografia e mobiliário. O projeto é assinado por Gustavo Cedroni da METRO Arquitetos. O fotógrafo francês JR e os artistas Pas e Spear também contribuíram com peças para o espaço. Todos esses profissionais, reconhecidos internacionalmente, colaboram por acreditarem no poder de transformação social da gastronomia.

Os Chefs

Mais de 80 chefs e souschefs do Brasil e de todo o mundo vieram cozinhar durante a primeira fase de implantação do Refettorio Gastromotiva. Compartilharam refeições e conhecimento para combater o desperdício e fortalecer o movimento mundial da gastronomia social. Até dezembro, novos chefs já estão sendo convidados para compartilharem seus temperos.

 

Saiba mais aqui

 

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna