Identificando nichos

Minimercado anexo a salão de beleza dá certo? Aqui já deu!

Um bom exemplo de uso de linha de crédito para microempreendedor individual é o da contadora e cabelereira Marisa dos Santos. Dona de um salão de beleza há 17 anos em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ela percebeu a demanda dos vizinhos, já que faltavam açougues, mercados e padarias na região. Decidiu investir na construção de um novo estabelecimento anexo ao salão. Foi buscar uma linha de crédito de baixo custo da Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado.

 “Sem o financiamento, não conseguiria construir o mercado”, afirma Marisa, que é cliente antiga da instituição. “Esse já é o terceiro crédito que busco na Fomento, as condições são muito boas”, afirma.

“Seremos pioneiros, com um mercado bem amplo e completo para o bairro”, acredita Marisa. Recém-inaugurado, o minimercado Villa Empório Armazém é o primeiro comércio de alimentícios do bairro Botiatuva, em Campo Largo. No local, a empreendedora vai comercializar carnes, pães, hortifrútis e mercearia em geral.

Informalidade

Foto: Divulgação

O Salão e Barbearia Lumah foi um negócio informal durante 12 anos, funcionando ao lado da garagem da casa de Marisa, em um espaço improvisado. Até que ela conheceu as linhas de crédito do banco em 2011.

“Com o primeiro crédito, formalizei a empresa e o dinheiro ajudou na obra inicial, na construção do salão novo. Erguemos do zero”, lembra.

Na segunda vez, ela procurou a instituição financeira para capital de giro. “Precisava comprar secadores, tesouras e equipamentos para o salão e sabia que o crédito era barato”, conta a empreendedora. “Depois disso a clientela do salão mais que dobrou”, comemora.

Empregos  

Foto: Divulgação

Além do novo ambiente e dos novos equipamentos, o crescimento da microempresa gerou empregos. Marisa hoje emprega um filho – que fez um curso técnico em barbearia para atender o público masculino – e a manicure Arleia Ascencio Dias, que era vendedora e decidiu mudar de ramo.

“No comércio você está sujeito à vontade de compra de outras pessoas. Já o ramo de estética e beleza não para. As mulheres sempre querem estar bonitas. Além disso, é o que eu gosto de fazer, deixar as pessoas mais belas”, explica a funcionária. De acordo com ela, outro ponto determinante são os horários e o dia a dia mais flexível possibilitado pela chefe.

Números

Em cinco anos a Fomento Paraná já contratou mais de R$ 722 milhões em financiamentos para apoiar empreendedores de micro, pequeno e médio porte em todas as regiões do Estado. São mais de 18 mil contratos. Cerca de 80% deles são de microcrédito.

Desde maio funciona uma nova linha de microcrédito da Fomento Paraná, chamada Banco do Empreendedor – Microcrédito Fidelidade. Com limite de até R$ 20 mil em capital de giro, a nova linha atende micro e pequenas empresas, como o salão da Marisa, e Microempreendedores Individuais (MEI) que já são clientes da Fomento Paraná. O pré-requisito é que os empreendedores tenham pago em dia todas as parcelas de contratos anteriores com a instituição.

Os limites para operações de microcrédito também foram elevados – para pessoa física, de R$ 7,5 mil para R$ 10 mil, e para pessoa jurídica (MEI e microempresas), de R$ 15 mil para R$ 20 mil. 

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