Com dicas e orientações sobre mais de 22 profissões, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba promoveu ontem a #Tecnológica. Com cerca de 200 voluntários, além de visitar os estandes dos cursos e conversar com universitários e professores, foi possível para os interessados conhecer o panorama do mercado de trabalho, assim como pesquisas e experimentos desenvolvidos pela UTFPR, as atividades comunitárias, os projetos sociais e artísticos, os programas de bolsas, as atléticas e os centros acadêmicos do Câmpus.

continua após a publicidade
A aluna do colégio Maria Aguiar, Débora Gonçanves Bren, experimentando o gerador de Van de Graaf (Foto: Raquel Tannuri Santana).

A aluna do colégio Maria Aguiar, Débora Gonçanves Bren, de 17 anos, foi uma das interessadas em conhecer os cursos da UTFPR. Apesar de querer cursar a área de humanas, Débora ficou encantada pelos experimentos demonstrados pelos alunos de Engenharia Elétrica, que montaram no campus um gerador de Van de Graaf. Nele, a eletroestática produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem. “Muito legal”, observou.

Os alunos Nayane Cardoso e Junior Lopes , voluntários na feira (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Quase duzentos estudantes dos mais variados cursos atuaram como voluntários no evento. Eles compartilharam suas experiências com os pré-universitários, motivando-os a seguirem carreira nas respectivas graduações. Os alunos Nayane Cardoso e Junior Lopes são dois exemplos. Cursando Comunicação Organizacional, eles demonstraram in loco como o curso funciona.

“Nosso objetivo é que o estudante entenda a diversidade da universidade dentro do próprio ambiente. A ideia é que ele viva a universidade pelo menos um dia”, explica o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Paulo Apelles Camboim de Oliveira. “Essa aproximação com alunos de escolas públicas e privadas permite que os futuros universitários possam conhecer nossos cursos e se familiarizar com o ambiente acadêmico”, complementa o diretor. Ele ressalta que a UTFPR se destaca perante as demais universidades com os cursos de Engenharia, mas que também oferece várias outras opções nas demais áreas do conhecimento.

Greve

continua após a publicidade

No ano passado, mais de duas mil pessoas compareceram na feira. Neste ano o número foi menor, devido à ocupação das escolas. Alunos e professores promoveram um abraçaço na porta da Universidade. “Mas até isso é importante, pois assim o aluno entende a universidade como um ambiente de diversidade”, destacou o professor.

Os alunos tiveram acesso aos 22 cursos oferecidos pela instituição (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Além dos cursos de graduação, entre tecnológicos, bacharelados e licenciaturas, o Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal dispõe, ainda, de diversos cursos de pós-graduação, como especializações, mestrados e doutorados. Durante a #Tecnológica os visitantes ainda puderam conferir diversas apresentações artísticas (música, dança e teatro). As áreas de convivência da Universidade e as lanchonetes do Restaurante Universitário das duas sedes também estão abertas ao público.

continua após a publicidade

Confira, abaixo, os cursos ofertados na UTFPR – Câmpus Curitiba:

Sede Centro: Tecnológicos (3) – Design Gráfico, Radiologia e Sistemas de Telecomunicações; Bacharelados (10) – Administração, Comunicação Organizacional, Design, Educação Física, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação; Licenciaturas (4) – Física, Matemática, Letras – Inglês e Letras – Português.

Sede Ecoville: Tecnológico (1) – Processos Ambientais; Bacharelado (4) – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Química; Licenciatura (1) – Química.