O empresário Marcus Vinícius de Lima morou 17 anos na Holanda. E da terra dos moinhos trouxe uma ideia que promete revolucionar o conceito de vendas de comida no Brasil: uma máquina de salgadinhos, as vending machines, cujo conceito foi inspirado na tradicional rede de alimentos Febo de Lekkerste, existente desde 1941 naquele país, onde os croquetes são fritos e colocados instantaneamente à disposição do consumidor por meio de máquinas de vendas.
Em Curitiba, Marcus abriu a primeira loja Quickies no Shopping Estação. É a quarta loja da marca, já presente nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Até 2020, o empresário pretende chegar a 100 unidades. Na capital paranaense, mais quatro unidades deverão ser inauguradas até o final do ano, a próxima delas na Rua XV de Novembro. Ao todo, já foram investidos R$ 8 milhões no negócio, R$ 600 mil somente na loja do shopping.
O conceito de vendas de alimentos frescos através de máquinas também é pioneiro na América do Sul. “No Brasil, associamos as vending machines a produtos industrializados ou estufas que mantêm a comida aquecida por muito tempo. Na Quickies, os salgados são fritos na hora” explica Marcus. A máquina mantém os alimentos a uma temperatura de 70 graus, para não haver risco de contaminação. O alimento não permanece mais do que três horas no local. “Somos muito rigorosos com a qualidade”, explica.
Os clientes podem provar sabores típicos da Holanda, como o Goulash (croquete recheado com carne desfiada e levemente picante) e o Bami (croquete feito de talharim, frango e legumes). Há também recheios de carne, legumes e queijo, e uma coxinha de frango chamada Chicken Knot, com recheio especial.
As receitas levaram dois anos para serem desenvolvidas e são exclusivas da Quickies. “Dessa forma, garantimos uma experiência única aos nossos clientes, com croquetes que conseguem ser ao mesmo tempo crocantes e cremosos, exatamente iguais aos da Holanda” garante Marcus. As máquinas importadas do país europeu também são de exclusividade da marca.
Além do sabor diferenciado, produtos exclusivos e inovação, a agilidade é outro diferencial da Quickies, que garante ser o mais rápido fast-food do mundo. Basta o cliente inserir as moedas e retirar o salgado em poucos segundos. Há uma máquina que troca nota por moedas ao lado das vending machines.
Mais delícias
As exclusivas máquinas de vendas são apenas uma parte do negócio. As lojas contam também com atendimento de balcão, uma adaptação para o padrão de consumo brasileiro. Nesse caso, além dos croquetes, a aposta da Quickies é a batata frita rústica com molho especiais servida no cone.
No cardápio, os clientes podem comprar também produtos como hambúrgueres, onion rings, sobremesas, milk shakes e bebidas.