Nos mesmos moldes do Airbnb –site de locação de casas ou apartamentos particulares para turistas – três estudantes do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) criaram o site Urbain. A diferença é que no lugar de alugar um quarto ou imóvel, o Urbain oferece espaços inusitados para eventos que são locados por hora. Pode ser uma casa na árvore ou em cima de um prédio, por exemplo. Todos em Curitiba, por enquanto.

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Tese de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes Isabela Campos, Luíza Pilotto e Bianca Morilo, o Urbain já tem nove espaços para locação na cidade. O projeto foi apresentado em banca e ficou em primeiro lugar. Disputou com mais outros quatro. A premiação foi em dinheiro (R$ 5 mil), recurso que de acordo com as estudantes, será aplicado no desenvolvimento da plataforma. O projeto foi financiado pelo PIBEP, programa da PUCPR. Além do prêmio em dinheiro, as alunas também ganharam um espaço no coworking da universidade.

As alunas receberam prêmio de R$ 5 mil pelo primeiro lugar no TCC (Foto: Raquel Tannuri Santana).

“Por enquanto será só em Curitiba, mas nossa ideia é que se expanda para todo o Brasil”, explicam as estudantes. De acordo com elas, a primeira ideia que tiveram foi de um aplicativo de roupas. “Mas com a mentoria acabamos por optar pelo Urbain”, explicam.

“Neste tipo de avaliação é importante manter o foco. Não adianta querer abraçar o mundo. Encantar o cliente é um desafio. O projeto das alunas tem muito a crescer”, destaca o professor e orientador Glauco Furstenberger, do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Puc – Escola de Negócios. Ele foi o responsável pela mentoria do grupo.

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“Nós acreditamos que podemos reinventar o jeito que pessoas utilizam e dividem espaços, gerando uma interação urbana mais criativa”, explicam as alunas. De acordo com elas, para isso, a Urbain “conecta pessoas interessantes a ambientes incríveis, tornando a busca por espaços para aluguel de curto período, um processo fácil, simples e transparente”.

A plataforma ainda está em construção e dará acesso a lugares conhecidos e esquecidos, originais e inspiradores e àqueles que ninguém antes imaginava estar disponível, para eventos, experiências e interações de todos os tipos. “No começo tivemos que sair procurando, mas com o tempo eles já estão chegando até nós. Alguém sempre tem um lugar bacana para nos indicar. Aliás, quem tiver um, por favor, nos indique”, pedem.

Casa dos sonhos

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Entre os destaques dos lugares já selecionados no Urbain, tem uma casa na árvore, sonho de toda criança. Localizada no bairro Pilarzinho, a casa custa R$ 80 a hora. Nela, podem ser realizados eventos como casamentos, por exemplo. “Nosso público é bastante diversificado. Pode ser para alguém que queira dar uma festa incrível, ou mesmo fazer uma sessão de fotos”, exemplificam.

Casa em cima do prédio, um dos lugares inusitados que a Urbain aluga (Foto: Divulgação).

Outro destaque do site é a casa em cima de um prédio. No coração de Curitiba, na esquina das ruas Cândido Lopes com a Desembargador Ermelino de Leão, a casa chama a atenção de quem passa. Localizada no topo de um prédio de três andares coberto por samambaias, no mesmo prédio em que a casa ocupa o terraço, há um escritório de arquitetura, o Estúdio Coletivo, e um espaço com profissionais independentes que trabalham com design, ilustração e arte.

Recentemente, os três fizeram uma espécie de “reunião de condomínio” na qual resolveram unir forças para transformar o imóvel em um grande ponto cultural. Dentre os eventos que a Casanita já traz em sua trajetória estão uma palestra sobre física quântica, uma festa corporativa da Melissa, jantares e até mesmo a gravação de um comercial de cerveja. Quem quiser conhecer melhor o lugar, é só entrar no site da Urbain ou no Facebook.

 

Ponte com o mercado

As estudantes da PUCPR foram selecionadas entre 14 projetos apresentados para o TCC. Desses 14, apenas cinco foram apresentados em banca, sendo que elas ficaram em primeiro lugar. A mentoria foi do professor Glauco Furstenberger, do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da PUC – Escola de Negócios. Nela, as estudantes aprenderam a planejar e executar a ideia.

“É interessante como a universidade pode colaborar com processos”, destaca o professor. De acordo com ele, hoje em dia existe um grande número de estudantes que vão para a universidade já com a ideia de empreender. “E na outra ponta existe um grande número de empresas dispostas e investir. Elas costumam vir aqui para buscar ideias e projetos”, relata. Glauco destaca que a universidade, nestes casos, faz a ponte entre as duas pontas.

Prédio da Puc-Pr: Universidade estimula o empreendedorismo em sala de aula (Foto: Divulgação).

Dentro do Núcleo, os alunos aprendem a tirar uma ideia do papel, contribuir com uma causa social, alavancar os lucros de uma pequena empresa, planejar o seu negócio e desenvolver os seus conhecimentos em diferentes níveis e áreas corporativas, entre outros. A universidade forma empreendedores, líderes e gestores com foco na inovação.

A Escola de Negócios da PUCPR reúne cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), pós-graduação lato sensu (Especializações e MBAs), Educação Executiva, serviços in company e núcleos especiais. Desde a sua fundação, a Escola já formou mais de dez mil profissionais.