O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Newton Pohl Ribas, abriu nesta quarta-feira (31) a terceira edição anual do Encontro de Senhoras Empreendedoras Rurais de Cambé com a participação de 320 produtoras da região. Ao lembrar da importância da mulher no contexto familiar rural, Ribas apresentou o elenco de políticas públicas dos governos estadual e federal destinadas a garantir qualidade de vida no campo, para melhoria das oportunidades de renda e emprego. ?As mulheres de Cambé dão exemplo de espírito empreendedor pelas 15 agroindústrias familiares existentes e participantes do programa governamental Fábrica do Agricultor?, destacou.
?É maravilho participar de um dia da gente, abre a visão para as coisas do mundo, reafirma a auto-estima e permite a troca de experiências?, garante a líder comunitária rural de Cambe, Rosângela Peruzi, 39 anos, casada, mãe de dois adolescentes e estudante de pós-graduação.
Cambé tem 120 mil habitantes e apenas 5,1 mil moram na área rural, em 700 propriedades distribuídas em 15 comunidades. Dessa população, 60% são mulheres que recebem atendimento direto da Emater, Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e das demais organizações que atuam na produção agropecuária local, lembra o extensionista Romeu de Souza, da Emater.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença do prefeito Adelino Margonar, vice-prefeito Carlos Alberto ?Berro? Abudi, João Antônio Menolli do Sindicato Rural, Gil Abelin do Núcleo da Secretaria de Londrina e Carlos Roberto Moreira da Secretaria de Cornélio Procópio, Marli Parra gerente regional da Emater e a deputada estadual Elza Correa representando o vice-governador Orlando Pessuti.
O Encontro de Senhoras Empreendedoras Rurais de Cambé faz parte da 10ª Semana de Agricultura, com a realização na noite de sexta-feira dia 2 o encerramento do 13º Concurso Municipal Contra Perdas na Colheita da Soja. É promoção do Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Cambé, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Seab, Sindicato Rural, Emater. Conta com apoio da Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Embrapa, Corol, Platec, Platel, Terra, Faep, Credicorol, Integrada, Banco do Brasil, Mutirão Petróleo, Milenia Agro Ciências e Sicredi.
Durante o dia, uma extensa programação que contemplou as palestras Ser Mulher, por Jussara Ribeiro da Emater; Orgulho de Ser Produtora Rural, por Roberto Belotti da Faep; Saúde da Mulher pela Andréia Muniz de Oliveira Alves da Secretaria Municipal da Saúde e Empreendedorismo na Área Rural pela extensionista Maria Isabel Henrique, da Emater de Rolândia, além do almoço de confraternização e das diversas dinâmicas de grupo realizadas até o encerramento.
Vivendo desde os sete anos no trabalho da roça, Maria Madalena Garla, 58 anos, solteira, do Sítio Santa Maria, da Comunidade Bartira do município de Rolândia, não perde eventos que sejam dirigidos à mulher. Produtora rural com 32 hectares arrendados para soja e trigo e produzindo café com meeiro, ela faz parte da platéia do encontro porque se identifica com os temas abordados e que auxiliam na realização da sua função de coordenadora do Comitê Feminino de Cambé da cooperativa Corol, mantida desde 1998.