O Empório Metropolitano, da Fundação de Ação Social (FAS), divulgou nesta sexta-feira (10) a lista dos novos produtos selecionados para participar do programa. Foram escolhidos 25 produtos, entre os mais de 150 inscritos. O Empório oferece a pequenos produtores e artesãos pontos de venda, cursos de capacitação e participação em feiras e exposições que ajudam a melhorar a comercialização e profissionalizar o negócio.
A lista com o nome dos produtores está disponível no Memorial da Cidade (Rua do Rosário, 160, Centro Histórico), das 9h às 17h, onde foi feita a inscrição.
Foram selecionados produtos de confecção infanto-juvenil; acessórios para bebê e quarto de bebê; objetos em madeira, chinelos decorados (2); trilhos e tapetes em crochê; enfeites em juta; jogos de banho em ponto cruz; roupas para bebê em tricô; acessórios pessoais – cachecol, xale, etc; sabonetes com motivos turísticos de Curitiba; bijuterias (3); objetos decorativos em madeira e cerâmica com areia; confecção adulto (2); jogos de cozinha bordados; jogos de banho com bordado em fita; objetos decorativos em ferro e velas; objetos decorativos em cerâmica e gesso; quebra-cabeças com fotos de Curitiba; objetos decorativos e utilitários em madeira; roupas para bebê em tricô; confecção em malha de lã; confecção com serigrafia personalizada.
No dia 15, os produtores vão participar da primeira reunião do programa, para conhecer melhor a metodologia do Empório Metropolitano. E no dia 20 começa o curso de desenvolvimento de empreendedores, com duração de oito dias. Esta é a etapa que antecede o encaminhamento dos produtores à comercialização nas lojas do Empório Metropolitano.
No curso serão analisados aspectos gerenciais, comerciais e de produção. Somente após este período, os produtores serão distribuídos entre oito das nove lojas do programa – cinco em regionais, uma no Shopping Novo Batel, uma no Omar Shopping e outra na rua Cruz Machado (Empório Modas). A loja no Mercado Municipal (Empório Alimentos) não foi incluída porque necessita de avaliação especial, com parecer de nutricionistas.
Nem todos os produtores e artesãos irão vender seus produtos nas lojas. Ao final do curso, os produtores que não tiverem capacidade de produção em escala e possibilidade de arcar com as despesas da loja, que são rateadas entre todos, poderão optar por apenas participar das feiras e exposições e dos diversos treinamentos promovidos pelo programa. Esses cursos exploram temas como custos, design, associativismo, vitrinismo e atendimento ao cliente.
O foco principal do Empório Metropolitano é preparar o produtor para que possa ter auto- sustentação e capacidade de andar sozinho.
Atualmente, 350 pequenos produtores e artesãos expõem e vendem seus produtos nas lojas do programa. Além desses, outros 250 participam ativamente de cursos organizados pelo programa e nos estandes do Empório Metropolitano em feiras e exposições. No total, existem 2.600 produtores cadastrados.