O artesanato do Empório Metropolitano, programa de incentivo ao micro empreendedor, faz parte da festa de comemoração do aniversário da cidade. Em duas barracas, montadas na Praça Santos Andrade, 20 produtores do Empório estão expondo e vendendo a preços convidativos produtos têxteis – em tear, lona, crochê e jogos de cozinha – artesanato em madeira, imãs de geladeira, chaveiros, porcelana, pinhão, arranjos florais e velas decorativas.
Os produtores integram grupos formados pela Fundação de Ação Social (FAS) em áreas carentes da cidade. Eles recebem treinamento na área gerencial e de aprimoramento do produto.
É o caso de Maria de Fátima, catadora de papel que, ao final do dia, faz arte com parte da sucata que encontra pela cidade. "Gosto de transformar penas de passarinho, galhos de árvores e objetos que encontro em arranjos para as casas", disse ela. Enquanto percorre as ruas recolhendo o lixo para a sua sobrevivência, ela observa com olhos de artesã, pequenos galhos secos, folhas caídas de arvores, penas de pássaros. "À noite, é só reunir os achados especiais – como ela se refere à sucata que encontra na cidade – e fazer arranjos para os olhos".
As lojas do Empório funcionam nas ruas da cidadania do Carmo, Boa Vista, Pinheirinho, Santa Felicidade e Portão; nos shoppings Omar e Novo Batel; e na Empório Moda, localizada na rua Saldanha Marinho, no centro da cidade.