O encontro do papa Bento XVI com os jovens do projeto social Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (interior de SP), foi marcado por momentos de emoção. Cerca de 7 mil pessoas aguardavam a chegada do papa na manhã deste sábado (12) – três mil eram jovens atendidos pelo projeto, criado pelo frei Hans Stapel em 1983, que hoje conta com 33 unidades no País e dez no exterior. Os adolescentes gritavam "Benedito", a forma como o papa é chamado em países de língua espanhola, e cantavam uma música criada por eles em homenagem ao pontífice.

continua após a publicidade

Logo após sua chegada, por volta das 11 horas, o pontífice assistiu a uma apresentação cultural criada pelos jovens, que misturou dança, canto e teatro. O papa sorria e batia palmas durante a apresentação. Em seguida, cinco ex-dependentes de drogas contaram suas experiências durante a passagem por unidades da Fazenda da Esperança. Antonio Eleutério foi o primeiro a falar. Muito emocionado, ele contou ter sido o primeiro jovem atendido pelo frei Hans e a grande inspiração para a criação do projeto, em 1983.

Um tocantinense também emocionou o público ao relatar sua história. Ainda adolescente, descobriu que era filho adotivo, abandonado por sua mãe prostituta. Após envolver-se com drogas e praticar assaltos, ele conheceu o projeto, recuperou-se e hoje viaja pelo mundo em missões do projeto social. Ele também é coordenador de prevenção e drogas no governo de Tocantins. "Enquanto o mundo nos rejeita, o papa Bento XVI acredita na minha recuperação e na de vocês", disse, arrancando aplausos do público.

Reencontro

continua após a publicidade

Em seguida, o Papa fez seu discurso, em que elogiou o sucesso do projeto na recuperação e conversão dos jovens ao catolicismo. "A reinserção na sociedade constitui, sem dúvida, uma prova da eficácia da iniciativa de vocês. Mas o que mais chama atenção e confirma a validade do trabalho são as conversões, o reencontro com Deus e a participação ativa na vida da Igreja. Não basta curar o corpo, é preciso adornar a alma com os mais preciosos dons divinos conquistados através do Batismo", disse, muito aplaudido.

Autoridades

continua após a publicidade

O governador de São Paulo, José Serra, afirmou que a visita do papa à Fazenda da Esperança era importante "porque dá uma força para uma das melhores instituições que trabalha na recuperação de dependentes químicos". "Não só veio dar uma força, mas também mostrá-la", acrescentou. Ele disse que as drogas são um dos maiores problemas enfrentados pelos jovens hoje e que o enfrentamento da questão envolve trabalho e apoio da família.

Também estiveram presentes na visita do papa à fazenda a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e os governadores Eduardo Braga (Amazonas), Marcelo Miranda (Tocantins) e Teotônio Vilela (Alagoas), além do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix.