Rio de Janeiro – O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) pretende estender o número de mercados internacionais para a promoção do turismo no Brasil.
Entre 2003 e 2006, o órgão elegeu 18 focos de trabalho. A partir do ano que vem até 2010, esse número será ampliado. A meta faz parte da revisão do Plano Aquarela, que norteia as ações do órgão para o setor.
?É necessário priorizar mercados para não trabalhar mal em muitos, mas sim, trabalhar bem em um número determinado de mercados?, ponderou o diretor de Marketing e de Relações Institucionais do Embratur, Márcio Nascimento.
O próximo foco está na Europa, mas especificamente na Holanda, nos países eslavos e escandinavos. ?São mercados que a gente acaba não atuando muito até por questões orçamentárias. Mas, com a atualização do plano, eles podem ser indicados para um trabalho mais forte do Embratur?.
Países emergentes também fazem parte das ações. A China, por exemplo, é o mercado mais recente para o turismo brasileiro. ?A tendência é a gente pegar esses mercados emergentes e fazer um trabalho maior neles?, disse Nascimento.
O diretor ressalta que o orçamento ainda é um dos fatores que dificultam alcançar as metas do Embratur. Os recursos destinados para este ano somaram R$ 82 milhões.
Nascimento diz que o valor mínimo para promover o Brasil no exterior seria de US$ 60 milhões (cerca de R$ 140 milhões).
?A gente sempre busca esse número?, disse o diretor, acrescentando que o orçamento deve ser aprovado pelo Congresso Nacional. ?A gente deseja esse valor, mas essa é uma luta contínua".