Brasília – O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barroso Barros, anuncia amanhã, às 9 horas, a liberação da Licença de Operação para Áreas de Pesquisa (Loap) para a Embrapa testar, pela primeira vez, a pesquisa com feijão transgênico no campo.

A Licença autoriza a pesquisa em campo envolvendo feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) geneticamente modificado resistente ao vírus do mosaico dourado (Bean golden mosaic virus, isolado do Brasil) para avaliar amplamente os aspectos de biossegurança alimentar e ambiental de uma linhagem transgênica. O estudo servirá para avaliação inicial da resistência ao mosaico dourado do feijoeiro (doença limitante ao cultivo do feijão da safra das secas) e obter dados iniciais de que não houve qualquer alteração (além das inseridas pelo novo gene) na cultivar modificada em relação à cultivar convencional, dentro do campo experimental da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO).

O vírus do mosaico dourado é a pior doença da cultura do feijão, já que ocorre em quase todas as regiões brasileiras e pode causar perdas de até 100% na produção. A doença atinge principalmente a primeira safra de feijão anual, que vai de dezembro a fevereiro. Apenas as áreas de clima temperado é que estão livres deste vírus, porque não têm as condições climáticas favoráveis à proliferação da mosca-branca, inseto-praga, que é o seu principal vetor. (Ascom Embrapa)

continua após a publicidade

continua após a publicidade