A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja) promoveu no dia 12 passado e volta a realizar no dia 26 de janeiro, das 14h às 16 horas, no auditório da empresa, localizada em Londrina (PR), palestra para orientar técnicos e produtores quanto ao manejo adequado da ferrugem asiática da soja. As palestras são gratuitas e abordam temas como a evolução da doença no Brasil, os sintomas, as condições para epidemia e estratégias de controle. Em seguida, o público aprende a identificar na prática a doença observando as folhas através de uma lupa. Para participar da palestra é necessário fazer a inscrição antecipada pelo telefone (43) 3371-6078/6010 ou pelo e-mail alerta@cnpso.embrapa.br.
A ferrugem asiática da soja é uma doença bastante agressiva, mas se manejada adequadamente tem controle. ?Com monitoramento e precisão no diagnóstico, é possível evitar redução de produtividade, elevação do custo de produção ou mesmo aplicações desnecessárias de fungicidas no meio ambiente?, explica o pesquisador Ademir Henning, da Embrapa Soja.
O diagnóstico da ferrugem asiática ainda é um desafio para muitos técnicos e produtores. No ano passado, os laboratórios integrantes do Consórcio Antiferrugem analisaram aproximadamente 26 mil amostras com suspeita da doença e apenas 30% tiveram a confirmação da presença do fungo nas folhas.
?A ferrugem pode ser facilmente confundida com a pústula bacteriana, porém todas cultivares brasileiras registradas no Ministério da Agricultura são resistentes a essa doença. Já as sementes clandestinas não possuem a mesma garantia, por isso o risco de confundir é maior. Ambas as doenças provocam saliência nas folhas, porém a pústula deixa um halo claro ao redor da mancha?, explica o pesquisador.
O treinamento também é importante para aprender a diferenciar os sintomas da ferrugem, do crestamento foliar e da mancha parda. ?Essas doenças também podem ser confundidas se, em sua observação, não for utilizada uma lupa de, pelo menos, 20 x de aumento?, adverte o pesquisador.
Serviço:
As palestras sobre ferrugem asiática são gratuitas, mas é necessário se inscrever antecipadamente para participar. O telefone para contato é (43) 3371-6078/6010 e o e-mail alerta@cnpso.embrapa.br.