Brasília ? A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) decidiu reforçar o trabalho que vem desenvolvendo em benefício dos povos indígenas. Hoje (19), quando se comemora o Dia do Índio, a empresa exibiu em Brasília vídeos e promoveu palestras para tratar do assunto.

continua após a publicidade

De acordo com a diretora executiva da Embrapa, Tatiana Sá, o evento serviu para organizar a temática indígena dentro da empresa. "A idéia é mostrar, e também suscitar, para avançarmos numa ação interministerial fechando construções conjuntas em cujo processo de construção haja um aprendizado, tanto do nosso lado quanto das populações indígenas".

Atualmente, a Embrapa desenvolve 25 projetos e atividades com índios de 20 etnias, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul. Segundo Tatiana, são projetos que podem ajudar na questão da segurança alimentar e no trabalho de agregação de valor dos produtos feitos pelos índios.

"Existe uma rede de inovação das instituições de pesquisa, existe uma grande rede de conhecimento dos povos indígenas e populações tradicionais com visões diferenciadas e conhecimento acumulado ancestralmente. Precisamos ter uma ponte mais adequada, com um olhar bastante atento do Estado, para construção de uma rede de conexão em benefício da sociedade", afirmou.

continua após a publicidade

Tatiana disse que o trabalho científico realizado pela Embrapa tem resgatado, por exemplo, sementes perdidas ao longo dos anos. "Temos outros segmentos. Um deles é o processamento de frutas nativas para poder agregar valor e os índios adquirirem renda", completou.