Embrapa confirma foco de ferrugem da soja em São Paulo

São Paulo (AE) – A Embrapa Soja confirmou hoje o primeiro foco de ferrugem asiática na região Sudeste do Brasil. A área de 25 hectares foi plantada no fim de agosto em Ituverava no noroeste de São Paulo. O foco foi identificado pelo engenheiro agrônomo Fernando Pimenta, da empresa Agrotech, e confirmado pelo laboratório de fitopatologia da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), integrante do Consórcio Antiferrugem.

Segundo Pimenta, a região está dando início aos plantios de verão e há lavouras recém-germinadas distantes cerca de 1000 metros do foco de ferrugem. Na propriedade onde foi encontrado o foco, o controle químico foi realizado preventivamente e mesmo assim foram observadas lesões nas folhas de baixo das plantas.

"Essas áreas de pivô são as "pontes verdes" para o fungo uma vez que o mesmo necessita de hospedeiro para sobreviver e se multiplicar. Por mais eficiente que seja o controle, não consegue erradicar a doença da lavoura porque a eficiência nunca é de 100%. Os produtores na região devem fazer o monitoramento porque, apesar de o fungo estar presente, isso não garante que ele vá aparecer nas lavouras que estão sendo implantadas", explica Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo