A Embraer conseguiu superar a Boeing e Airbus, pelo menos no segmento de jatos executivos. A empresa registrou vendas no setor de US$ 600 milhões em 2006, ante US$ 592 milhões da Boeing e US$ 500 milhões da Airbus. A empresa espera que, até 2016, 20% de seus lucros venham das vendas no segmento de jatos executivos. Segundo Luis Carlos Affonso, vice-presidente da Embraer, a empresa espera continuar crescendo no setor, considerado como estratégico.
Segundo Affonso, o mercado desse tipo de aviões deve chegar a US$ 107 bilhões em dez anos, com vendas cada vez mais fortes em países emergentes, como China, Rússia, Índia, Arábia Saudita e outros mercados. ?Queremos ser lideres nesse mercado?, disse o executivo, que está representando a Embraer na feira de jatos executivos de Genebra, uma das mais importantes do mundo.
A Embraer, apesar de estar há anos no mercado da aviação, apenas recentemente passou a focar seus planos também nesse mercado. Trata-se de aviões desenhados para atender a necessidade de empresários que não querem perder tempo com aeroportos e que consideram o avião até mesmo como fator de produtividade.