Os negócios envolvendo os doze aviões somam US$ 306 milhões e, caso as demais opções sejam confirmadas, US$ 510 milhões. As primeiras unidades dos jatos, que têm capacidade para acomodar 76 passageiros, serão entregues em setembro de 2005, com prazo para a remessa total até 2007.
Por meio de nota divulgada à imprensa, o vice-presidente executivo para o mercado de aviação civil da Embraer, Frederico Fleury Curado, classificou a operação como muito significativa. ?A Finnair é reconhecida em todo o mundo por oferecer serviços de qualidade e por sua eficiente estrutura gerencial e é significativo que a Embraer tenha sido escolhida?, disse, manifestando a expectativa de novos negócios com essa empresa.
Na mesma nota, o presidente da Finnair, Keijo Suila, assinalou que as encomendas fazem parte da estratégia da empresa em reagir rápido às novas exigências do mercado. ?Nós renovamos metade da nossa frota nos últimos cinco anos. Nosso ambiente operacional está mudando e os mais bem sucedidos serão aqueles que reagirem rapidamente diante do novo cenário?.
De acordo com último balanço divulgado pela Embraer, até março deste ano, a empresa recebeu encomendas de 258 aeronaves.
continua após a publicidade
continua após a publicidade