Embaixador quer que EUA tratem melhor turistas brasileiros

O novo embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, disse hoje, nesta capital, que o governo brasileiro quer que o governo norte-americano dê ao cidadão brasileiro, que viaja aos Estados Unidos, tratamento condigno e coerente com a relação de amizade que há entre os dois países. Abdenur destacou que os países foram aliados na Segunda Guerra Mundial e têm interesses em comum, lembrando que os Estados Unidos possuem investimentos expressivos nas mais de 400 empresas no Brasil.

?Não faz sentido que os brasileiros sejam, com freqüência, humilhados e maltratados ao pedir um visto ou ao desembarcar nos Estados Unidos. Nós temos que ver o conjunto da situação e isso levou o presidente da República a suscitar o assunto com o presidente Bush e a sugerir que se procure a eliminação total de vistos?, afirmou Abdenur, lembrando que o problema também ocorreu, anos atrás, com a França.

A questão foi levantada por empresários do setor de hotelaria e turismo que participaram de um café da manhã com o embaixador na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Roberto Abdenur disse que os brasileiros estão preferindo viajar para a França e para outros países europeus por conta das dificuldades impostas pelos Estados Unidos. Segundo ele, os Estados Unidos estão tendo prejuízos com o deslocamento da preferência turística, pois o Brasil é um dos grandes expoentes na área, além de que são os brasileiros os que mais gastam naquele país, superando os japoneses.

Para o embaixador, que assume o cargo em abril, é preciso uma reflexão política sobre a relação humanas Brasil-Estados Unidos: “O aprofundamento dessa relação humana está sendo dificultado pela maneira indevida com que estão sendo tratados os cidadãos brasileiros?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo