Embaixador diz que cooperação econômica entre Brasil e Itália pode ser incrementada

O embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, disse que há grande espaço para incrementar a cooperação entre os dois países do ponto de vista econômico e cultural. Velensise destacou que os governos brasileiro e italiano estão determinados a estreitar as relações bilaterais. Valensise participou, nesta tarde, junto com o ministro da Emigração Italiana, Mirko Tremaglia, de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

"No encontro, o presidente Lula mostrou-se com muita determinação, empenho e carinho para incrementar as relações entre Brasil e Itália. Ele (Lula) até mencionou a possibilidade de fazer uma visita oficial nos próximos meses ao governo italiano para estreitar as relações econômicas e aprofundar o relacionamento político entre os dois países", disse o embaixador.

Michele Valensise anunciou que os governos dos dois países já estão trabalhando em parceria com empresários para agilizar o processo de cooperação econômica. Ele também elogiou a decisão do governo Lula de editar, nos próximos dias, um pacote, chamado "MP do Bem", com medidas destinadas a reduzir o peso dos impostos sobre as empresas. Esta medida também vai beneficiar as empresas estrangeiras no país que querem fazer novos investimentos, desde que exportem 80% ou mais de sua produção. "A direção que o governo Lula está tomando para facilitar a entrada de empesas estrangeiras no Brasil é útil para incrementar o comércio, e nós vamos utilizar desta medida", garantiu o embaixador.

O embaixador classificou como "boas" as relações comerciais entre Brasil e Itália. "As relações econômicas entre Brasil e Italia são boas. O nosso intercâmbio é bastante equilibrado, mas com superávit comercial brasileiro, por enquanto". Entre os princicpais itens que o Brasil exporta para a Itália estão produtos de base e industriais. Já a Itália, exporta maquinários para o Brasil, informou Valensise.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo