O governador Roberto Requião e o embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nuñez Mosquera, se reuniram nesta terça-feira (29) no Palácio Iguaçu e conversaram sobre a possibilidade de um intercâmbio de cooperação entre os cubanos e o Paraná. Durante a reunião, o embaixador falou de seu interesse em trazer ao Estado, no ano que vem, empresários de Cuba numa missão comercial. Para o governador, a proposta é muito bem-vinda, bastando somente acertar os detalhes.
?Estivemos recentemente na Venezuela numa missão comercial e fechamos negócios de US$ 115 milhões, além de mais vinte acordos de cooperação, e podemos receber os cubamos com a mesma atenção?, disse Requião. O governador defendeu ainda uma parceria maior entre os países latino-americanos. ?É uma união necessária para enfrentar o poder das nações mais ricas e imperialistas?.
O embaixador destacou que é possível uma missão exploratória da Câmara do Comércio de Cuba ao Paraná para o início de um intercâmbio maior. ?O comércio bilateral entre Cuba e o Brasil cresce a cada ano. A economia do Paraná se complementa com a cubana e aqui existem muitos produtos, sobretudo, alimentos que podem interessar a Cuba. Temos medicamento e tecnologia de ponta na área de medicina, que podem ser utilizada tanto na área da saúde, esporte, educação?, afirmou Mosquera..
Esta foi a segunda visita oficial do embaixador ao Estado. Ele veio a Curitiba para o lançamento do documentário ?Bloqueo, La Guerra Contra Cuba?, a ser realizado nesta terça-feira, às 16h, no Canal da Música. ?É um filme sobre o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto ao povo cubano pelo governo dos Estados Unidos da América, que dura mais de 45 anos?, contou.