Oferecer a estudantes de destaque da rede pública de ensino no Brasil a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio cultural inesquecível. Esse é o objetivo do Programa Jovens Embaixadores 2006, que será lançado pelo embaixador John Danilovich, em cerimônia na Embaixada Americana, nesta sexta-feira, 6 de maio, às 10 horas.
Estarão presentes também nessa cerimônia Jovens Embaixadores das versões 2003, 2004 e 2005 do programa, bem como representantes de várias instituições parceiras da Embaixada nessa iniciativa.
Em sua quarta edição, o Programa Jovens Embaixadores terá a duração de duas semanas e será realizado no mês de janeiro de 2006. Os jovens terão a oportunidade de passar uma semana cheia de atividades na capital, Washington, e mais uma semana em um Estado norte-americano diferente, convivendo com uma família típica americana. Os estudantes também freqüentam aulas em uma escola de ensino médio ("high-school") e fazem apresentações sobre o Brasil. Todos recebem ajuda do governo dos EUA e das instituições patrocinadoras do programa, sem nenhum custo financeiro para o participantes selecionados.
As inscrições para participar do programa estarão abertas de 6 de maio a 12 de agosto. Para se candidatar, o estudante deve se dirigir primeiramente a uma instituição parceira da Embaixada dos EUA nos seguintes Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A lista com todas as instituições parceiras será divulgada nesta sexta-feira.
Os candidatos deverão ser estudantes do ensino médio na rede pública de ensino, ter entre 15 e 18 anos, jamais ter viajado ao exterior, possuir boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer à rede pública de ensino, ter bom desempenho escolar, ter iniciativa e boa desenvoltura oral, ter facilidade para se adaptar a realidades e culturas diferentes, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar engajado em atividades de responsabilidade social e voluntariado.
Para maiores informações sobre o programa, queira acessar a home page da Embaixada dos EUA: