Em um ano, apreensão de contrabando chega a US$ 87 milhões

Porto Alegre ? O presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual, Márcio Gonçalves, disse hoje (21) que o contrabando apreendido no país entre novembro de 2004 e novembro deste ano chega a US$ 87 milhões. Segundo ele, somente em 2005, as apreensões representaram 130% a mais que no ano anterior.

Durante palestra no Seminário sobre Pirataria, Fraudes e Violação à Concorrência, ele afirmou que "a principal porta de entrada (de contrabando) é a fronteira do Brasil com Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná". Entretanto, acrescentou Gonçalves, depois que barreiras foram montadas na região, houve uma queda de 60% no movimento.

O seminário é promovido pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol) em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual, órgão criado em novembro de 2004, a pedido do relatório final da CPI da Pirataria que ocorreu na Câmara dos Deputados.

Até amanhã, representantes das prefeituras municipais da Região Metropolitana, guardas municipais e receitas estadual e federal estarão reunidos para debater o assunto. O seminário contou hoje com a participação do secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, e o secretário adjunto da Secretaria Estadual da Justiça do Rio Grande do Sul, Fábio Medina Osório.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo