A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, registrou nos sete primeiros meses deste ano 8.018 atendimentos, nos quais os cidadãos fizeram solicitações, denúncias, reclamações e sugestões sobre as atividades do Poder Executivo do Paraná. O número representa 79,4% de todos os contatos realizados pela população no ano passado (10,1 mil).

continua após a publicidade

Muitos dos atendimentos realizados em 2005 pela Ouvidoria resultaram em procedimentos instaurados. São casos que foram encaminhados para os órgãos competentes para averiguação e para posterior envio de reposta ao cidadão. De janeiro a julho, foram 3.887 registros. Ou seja, 88,9% de todos os procedimentos instaurados em 2004 (4.369).

Somente no mês de julho, foram realizados 1.096 atendimentos. O meio de contato mais utilizado foi o telefone (68,2%). Outras formas (internet, carta, fax ou pessoalmente) somaram 31,8%. Do total de registros, 514 resultaram em procedimentos instaurados. No mesmo período do ano passado foram 322 casos.

A maioria dos 514 processos foi de solicitações de informações (201). Também foram feitas reclamações (178) e denúncias (111). Sugestões e elogios às ações do Governo somaram 24 casos.

continua após a publicidade

Cidades

Em relação aos procedimentos instaurados em julho pela Ouvidoria, a maioria é de casos relatados por moradores de Curitiba (254). Londrina (18), Maringá (15), Ponta Grossa (14) e Foz do Iguaçu (10) estão entre os municípios com maior número de procedimentos. Também foram feitos registros de Piraquara (cinco), Wenceslau Braz (três), Marechal Cândido Rondon (dois) e Goioerê (um), entre outros.

Moradores de cidades de outros estados também entraram em contato com a Ouvidoria Geral do Paraná em julho, como São Paulo (nove casos), Rio de Janeiro (dois) e Florianópolis (um).

continua após a publicidade