A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, registrou nos sete primeiros meses deste ano 8.018 atendimentos, nos quais os cidadãos fizeram solicitações, denúncias, reclamações e sugestões sobre as atividades do Poder Executivo do Paraná. O número representa 79,4% de todos os contatos realizados pela população no ano passado (10,1 mil).
Muitos dos atendimentos realizados em 2005 pela Ouvidoria resultaram em procedimentos instaurados. São casos que foram encaminhados para os órgãos competentes para averiguação e para posterior envio de reposta ao cidadão. De janeiro a julho, foram 3.887 registros. Ou seja, 88,9% de todos os procedimentos instaurados em 2004 (4.369).
Somente no mês de julho, foram realizados 1.096 atendimentos. O meio de contato mais utilizado foi o telefone (68,2%). Outras formas (internet, carta, fax ou pessoalmente) somaram 31,8%. Do total de registros, 514 resultaram em procedimentos instaurados. No mesmo período do ano passado foram 322 casos.
A maioria dos 514 processos foi de solicitações de informações (201). Também foram feitas reclamações (178) e denúncias (111). Sugestões e elogios às ações do Governo somaram 24 casos.
Cidades
Em relação aos procedimentos instaurados em julho pela Ouvidoria, a maioria é de casos relatados por moradores de Curitiba (254). Londrina (18), Maringá (15), Ponta Grossa (14) e Foz do Iguaçu (10) estão entre os municípios com maior número de procedimentos. Também foram feitos registros de Piraquara (cinco), Wenceslau Braz (três), Marechal Cândido Rondon (dois) e Goioerê (um), entre outros.
Moradores de cidades de outros estados também entraram em contato com a Ouvidoria Geral do Paraná em julho, como São Paulo (nove casos), Rio de Janeiro (dois) e Florianópolis (um).