A tendência de crescimento dos candidatos ao governo paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e José Genoino (PT) e de queda de Paulo Maluf (PPB) foi confirmada pela última pesquisa estadual do Vox Populi, divulgada hoje. Maluf, que tinha 34% no último levantamento, caiu para 31%. O governador Geraldo Alckmin, que concorre à reeleição, subiu de 22% para 27%. Já Genoino foi de 16% para 19%. Carlos Apolinário (PGT), Ciro Moura (PTC) e Antônio Cabrera (PTB) têm 1% cada. Os votos em branco e nulos somam 6% e os indecisos são 14%.
Como a margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, Alckmin e Maluf estão empatados tecnicamente em primeiro lugar. A principal diferença do Vox Populi em relação às últimas pesquisas divulgadas é que, tanto no levantamento do Ibope como no do Datafolha, Alckmin já ultrapassou o candidato do PPB numericamente.
Segundo o Ibope, o governador tem 29%, Maluf, 28%, e Genoino, 19%. No Datafolha, Alckmin aparece com 31%, o pepebista com 29% e Genoino, com 22%.
No levantamento de voto espontâneo do Vox, em que o entrevistador pergunta ao eleitor em quem votaria sem fornecer uma lista com os nomes dos candidatos, Maluf tem 23%, Alckmin, 19%, e Genoino, 14%. Nesse tipo de sondagem, 36% dos eleitores não indicam um candidato.
Na simulação para o segundo turno, o governador ganharia de Maluf por 47% a 38%. No levantamento anterior, havia um empate técnico, com vantagem para o pepebista: 43% a 40%.
Senado
O Vox Populi também verificou a intenção de votos para o Senado. Em comparação com a última pesquisa em São Paulo que o instituto divulgou, feita em 28 e 29 de agosto, o senador Romeu Tuma (PFL) caiu de 41% para 36%. O deputado Aloizio Mercadante (PT) ganhou 5 pontos e chegou a 31%, estando no limite do empate técnico com Tuma em primeiro lugar.
O candidato do PMDB a senador, o ex-governador Orestes Quércia oscilou de 30% para 29%. Isso significa que ele está tecnicamente empatado com o petista em segundo lugar, mas está atrás de Tuma.
A pesquisa levantou ainda a intenção de votos dos eleitores paulistas para a Presidência. Em São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42%. José Serra (PSDB) aparece com 20%, seguido por Ciro Gomes (PPS), com 14%, e Anthony Garotinho (PSB), que tem 11%. Os votos em branco e nulos somam 4% e 9% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam à pesquisa. No levantamento espontâneo, Lula aparece com 39%, Serra tem 18%, Ciro, 11%, e Garotinho, 9%.
A pesquisa, encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi), foi feita entre os dias 19 e 22, com 1.588 entrevistas em 79 municípios do Estado de São Paulo.