Em reunião, Lula baixa regra de convivência a ministros

No primeira reunião ministerial do seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva baixou regras claras de convivência. Ele disse que não existe uma política de ministro, mas de governo e que ministro não deve criticar ministro. "O governo se move com solidariedade interna", teria dito o presidente, segundo relato do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. O presidente observou, também, que os novos ministros devem entender que o governo é de coalizão e por isso terão de trabalhar com técnicos indicados por outros ministros.

Segundo Martins, Lula foi de uma "elegância extraordinária" ao não citar nomes. Mas na semana passada, no encontro com dirigentes da CUT, Lula disse que não ia permitir que o novo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, retirasse pessoas do Ministério ligadas à central sindical ou ao então ministro Luiz Marinho.

No encontro de hoje Lula pediu cuidado, também, para que declarações de ministros não afetem a política externa do País. O presidente teria deixado claro, também que em um governo de coalizão não existe a possibilidade cada ministro indicar todos os nomes para primeiro e segundo escalões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo