Assim como o 1.º de abril é conhecido como o dia da mentira no Brasil, dia 28 de dezembro é data na Espanha para realizar pegadinhas e enganar os amigos. E foi uma brincadeira do jornal "Marca" que agitou o mundo do futebol, causando confusão até mesmo na Fifa.

continua após a publicidade

Os leitores que compraram a edição desta quinta-feira (28) se depararam com a seguinte manchete: "Fifa volta a recontar os votos e dá o prêmio de melhor do mundo para Zidane." Para dar seriedade à informação o jornal criou uma entrevista com Felipão. "Já estava na hora da Fifa corrigir o seu erro. Eu mesmo, tinha votado no francês", teria dito o treinador.

Como o jornal não avisou que se tratava de uma mentira, a notícia percorreu em poucos minutos sites do mundo inteiro, que não haviam percebido a "brincadeira". Isso acabou assustando até mesmo a Fifa, que entrou em contato com a redação do jornal para perguntar de onde os jornalistas haviam tirado tal informação. No final, o italiano Cannavaro, eleito o melhor do mundo, pôde ficar tranqüilo com o seu prêmio.

Outras pegadinhas também agitaram os jornais espanhóis. Dentre elas, o diário "Sport", da Catalunha, noticiou com destaque que o inglês David Beckham, atualmente no Real Madrid, havia sido contratado pelo Barcelona e se apresentaria nos próximos dias.

continua após a publicidade