Em nota, Lula lamenta morte de Dante de Oliveira

Brasília ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou há pouco uma nota lamentando a morte de Dante de Oliveira, deputado federal autor da emenda constitucional que, em 1983, propunha a retomada das eleições diretas no país.

À época, a emenda, batizada de Dante de Oliveira, não foi aprovada pelo Congresso Nacional. Por causa disso, em 1984, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil por voto indireto. Oliveira faleceu ontem (6) à noite, vítima de infecção generalizada causada por uma pneumonia.

"A sociedade brasileira tem uma dívida de gratidão para com esse homem público que, enquanto deputado federal, propôs, naquele conturbado ano de 1983, a emenda constitucional que restabeleceria as eleições diretas para presidente no País", diz o texto. "Na ocasião, a vontade do povo não prevaleceu e a emenda de Dante foi rejeitada. Sua ousadia, porém, fortaleceu o movimento popular que já tomava as ruas pela redemocratização do Brasil".

Na nota, Lula diz que presta sua homenagem a Oliveira como "cidadão, companheiro de luta e Presidente da República", estendendo sua solidariedade à família e aos amigos do parlamentar, "personagem fundamental da história recente de nosso País".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo