Brasília ? O julgamento dos parlamentares suspeitos de quebra de decoro, abertos durante a onda de denúncias da crise política, deve entrar em fase final no mês de março, quando o plenário da Câmara dos Deputados começa a votar os relatórios aprovados pelo Conselho de Ética. Seis deles estão prontos para votação. Veja abaixo a lista completa.
Na semana passada, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou que dará prioridade de votação aos processos por quebra de decoro parlamentar e às medidas provisórias com prazo de tramitação vencido. Os trabalhos do Congresso voltam ao normal a partir do dia 6. E até a quarta-feira (8), os processos contra os deputados Professor Luizinho (PT-SP) e Roberto Brant (PFL-MG) devem entrar na pauta no plenário.
A maioria dos processos envolve as denúncias de uso de recursos repassados pelo publicitário Marcos Valério. Mas também há casos como o do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) instaurado após a divulgação de dados sigilosos das CPIs e também o da deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), em que o PT fez uma representação contra a parlamentar após uma acusação de que o partido teria mandado assassinar o prefeito de Santo André, Celso Daniel.
De acordo com presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), os quatro relatórios devem ser concluídos em março. O primeiro, que deve ser votado no dia 7 de março, trata do processo disciplinar contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP).