A falta de coragem fez o Santos perder para o Botafogo hoje por 4 a 3, no Maracanã. Uma falha do jovem goleiro Felipe em uma falta da intermediária marcou a queda para a terceira colocação do Brasileiro. A diferença para o São Paulo passou a dez pontos.
O Santos precisava ganhar de qualquer maneira a partida. Vanderlei Luxemburgo e seus jogadores sabiam que o São Paulo enfrentava o fraco o Juventude no Morumbi. Não poderiam deixar aumentar a vantagem de sete pontos.
A estratégia de Luxemburgo era bancar os contragolpes. Os dois times começaram como o técnico santista queria: com o Botafogo pressionando e os santistas buscando os contra-ataques.
Porém, desde os primeiros minutos os três zagueiros santistas davam espaço em simples bolas levantadas para a área. Foi assim que Júnior César cruzou e Asprilla cabeceou livre: 1 a 0 Botafogo aos 18 minutos do primeiro tempo.
Perdendo, o Santos adiantou a sua marcação e logo passou a dominar as ações. Bastou para empatar a partida. Zé Roberto fez excelente lançamento para Wellington Paulista. Ele invadiu a área e chutou forte, Max rebateu e Kléber pegou o rebote e chutou forte: 1 a 1 aos 31 minutos.
Só que o Santos voltou a cometer o mesmo erro: recuar. Foi assim que o Botafogo marcou de novo. E pelo alto. Claiton cruzou e Reinaldo cabeceou como quis: Botafogo 2 a 1, aos 43 minutos.
Luxemburgo tratou de corrigir seu erro e trocou dois jogadores no intervalo. Tirou Manzur e Tiuí. O Santos abandonou o 3-5-2 e passou a ter o equilibrado 4-4-2. E não demorou a vir o empate. Reinaldo deixou Wellington Paulista livre. O chute saiu forte, mas no canto de Max. Mesmo assim, o goleiro aceitou: 2 a 2.
O segundo tempo foi movimentado, com os dois times atacando, quase marcando para em seguida quase tomar. Cuca também deixou seu time no 4-4-2. Zé Roberto deixou Reinaldo livre para fazer 3 a 2 aos 33 minutos. Só que o Botafogo reagiu em seguida: aos 37, Zé Roberto empatou de cabeça. E Juca fez aos 39 cobrando falta de muito longe e fazendo o gol da vitória botafoguense.
Ficha Técnica: Botafogo 4 x 3 Santos
Botafogo: Max, Rafael Marques (Thiago Marin), Juninho e Asprilla; Joílson, Diguinho (Juca), Claiton, Zé Roberto e Júnior César; Reinaldo e Wando (Marcelinho). Técnico: Cuca
Santos: Felipe, L. Alberto, Ronaldo e Manzur(R. Tabata); Paulo, Heleno (Carlinhos), C. Santana, Zé Roberto e Kléber; Rodrigo Tiuí (Reinaldo) e Wellington Paulista. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Asprilla aos 19, Kleber aos 31, Reinaldo aos 43 do primeiro tempo; W. Paulista aos 6, Reinaldo, aos 33, Zé Roberto aos 38 e Juca aos 40 do segundo tempo
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS).
Cartões amarelos: Ronaldo, Asprilla, Heleno e Diguinho.
Renda: R$ 116.938.
Público: 8.794 pagantes.
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)