Arbitrar uma luta de MMA é uma tarefa de grande responsabilidade. Os árbitros estão ali no octógono para que as regras sejam cumpridas e, principalmente, manter a integridade física dos atletas. Um dos juízes mais conhecidos do mundo das lutas é o americano Herb Dean. Em entrevista exclusiva ao PaAraná Online, o gringo destacou o papel da arbitragem e falou sobre as críticas que recebem.
Para Dean, as reclamações de organizadores de eventos são normais dentro do esporte, mas devem ser encaradas de forma profissional. “É uma questão complicada. É o trabalho do promotor fazer o evento crescer, por isso muitas vezes ele pode discordar de algumas decisões dos oficiais. Porém, os árbitros têm a missão sagrada de trabalhar balanceando o sonho dos atletas e a integridade física deles”, frisou o americano.
Segundo ele, a arbitragem não deve se preocupar com as opiniões de fora. “O mais importante é o arbitro dormir com a consciência tranquila, sabendo que ele fez o seu melhor. Não cabe a ele se preocupar com a opinião do promotor”, destacou.
Professor
Ex-lutador, Herb Dean atualmente trabalha no UFC e aplica cursos para árbitros pelo mundo afora.
Ele esteve no Brasil em algumas oportunidades e ressalta o país que formou grandes atletas para o MMA. “O esporte nasceu no Brasil, primeiro com o Gracie Jiu Jitsu, depois com o Vale Tudo e o UFC. Eu sempre fui fã do país, pois gosto das músicas e da cultura em geral. É um povo muito amigável e sempre gostei de estar aí”, concluiu o árbitro que é um dos queridinhos de Dana White.