Já está nas ruas um grupo de guardas municipais que vai reforçar as ações de segurança no centro da cidade, tradicionalmente mais movimentado a partir deste mês, em função da proximidade do Natal. A operação, Natal da Gente Segura, iniciada nesta quarta (29) será mantida até 25 de dezembro com um efetivo especial de 123 guardas municipais que atuarão nos principais pontos da área central, das 7h às 23h.
O objetivo, segundo o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, é garantir segurança e tranqüilidade à população em um período em que a circulação de pessoas no centro e nas lojas dobra.
"Neste período é maior tanto o número de pessoas quanto a movimentação de dinheiro no comércio. Por isso, a Prefeitura está colocando na área central guardas municipais, em fase de estágio, acompanhados por inspetores e supervisores, para ajudar a oferecer mais segurança e tranqüilidade ao cidadão na hora de passear com a família ou fazer compras", explicou o secretário.
O patrulhamento será feito nas praças Tiradentes, 19 de Dezembro, Generoso Marques, Osório, Didi Caillet, Santos Andrade, Rui Barbosa e, principalmente, no calçadão da rua XV de Novembro, em toda sua extensão. Além das principais praças, o efetivo também estará presente nos parques – Jardim Botânico, Barigui, Bacacheri – e pontos turísticos como as Ruínas de São Francisco, o Relógio das Flores e o Largo da Ordem.
A presença do efetivo da guarda foi recebida com satisfação pelos comerciantes da praça Rui Barbosa. "Achei ótima a iniciativa da prefeitura. Só a presença da guarda já coíbe assaltos a lojas e clientes", disse Sara Passos, da Livraria Evangélica Canaã.
Segundo o coordenador do conselho gestor do Centro Vivo, Jonel Chede, todas as pesquisas feitas pela Associação Comercial do Paraná indicam que a segurança é a principal reivindicação dos comerciantes da área central da cidade. A operação especial, afirma, "atende um anseio de todos os comerciantes do centro, que é garantir a segurança ao cliente na hora de fazer suas compras".