Um levantamento feito pela Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), empresa responsável pela política de desenvolvimento econômico e empresarial do município, mostra que nos primeiros 17 meses da gestão do prefeito Beto Richa foram criados em Curitiba 35.131 empregos na área de Tecnologia da Informação (TI) – 70% deles são ocupados por pessoas de até 29 anos. O número faz parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

continua após a publicidade

Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Curitiba S.A, diz que o levantamento foi feito para analisar a empregabilidade do público jovem em Curitiba na área de TI, dois focos que fazem parte do plano de governo do prefeito Beto Richa. "O prefeito assumiu o compromisso de investir em ações que garantam o primeiro emprego e também de atrair para Curitiba empresas de alta tecnologia, transformando a cidade numa tecnópole", diz.

Para o presidente da Curitiba S.A., a redução de 5% para 2% da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para as centrais que desenvolvem atividades de atendimento, chamadas de call centers, ajudou a atrair empresas para o município e, conseqüentemente, na abertura de novas vagas no mercado de trabalho.

Entre as empresas que decidiram instalar seus call centers em Curitiba desde dezembro do ano passado, quando passou a vigorar a nova alíquota prevista na Lei Complementar n.º 58, estão a Siemens e a Texaco.

continua após a publicidade

De acordo com o levantamento feito pela Curitiba S.A., em 2005 houve um saldo positivo de 16.789 admissões na área de TI, para pessoas de até 29 anos. Até maio deste ano, o saldo foi de 7.994 admissões, o que mostra, segundo Juraci, a tendência de superar o número alcançado no ano passado.

Além do telemarketing, as pessoas admitidas trabalham principalmente em empresas prestadoras de serviços de informática; pesquisas e desenvolvimento; comercialização, marketing e comunicação; tecnologia; engenharia da computação; sistemas de bancos de dados, telecomunicações; redes de teleprocessamento; controle de produção; operação de telefonia e instalação e reparos de linhas e cabos elétricos e telefônicos.

continua após a publicidade