Curitiba atingiu uma cobertura de 93,5% na campanha de vacinação contra a gripe para idosos. Até sexta-feira (13), último dia da campanha, foram vacinadas 138.429 pessoas com 60 anos ou mais, de uma população de 147.979. O município alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de vacinar 70% do público alvo, atingindo a cobertura de 77,65% no período oficial da campanha, de 25 de abril e 6 de maio. A vacinação foi prorrogada para acompanhar decisão semelhante do Estado.
A vacina reduz o risco de contrair a gripe em 90% dos casos. Os idosos são os que correm maior risco de ter complicações com a gripe, como pneumonia, que pode levar ao internamento hospitalar e até à morte. Dados de internação em Curitiba comprovam a eficácia da vacina. A taxa de internação no SUS por pneumonia e gripe entre os idosos caiu de 10 por mil habitantes em 1998 (antes das campanhas de vacinação) para 7 por mil habitantes em 2004.
A vacina deve ser tomada todos os anos. A cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a composição da vacina conforme os tipos de vírus em circulação. A proteção contra a gripe tem início de 10 a 15 dias após a vacinação. A vacina é recomendada mesmo para cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, doentes de insuficiência renal ou hepática, portadores do HIV e de doenças neurológicas crônico-degenerativas (Parkinson ou Alzheimer).